A Sygic, desenvolvedora da navegação offline por GPS mais baixada do mundo, anunciou o lançamento do Reconhecimento de sinais, um novo recurso que reconhece, por meio da câmera do smartphone, os limites de velocidade em placas de trânsito e telas LED e mostra a velocidade máxima permitida no aplicativo.
Com o Reconhecimento de sinais, a Sygic espera enriquecer sua já disponível funcionalidade de Limites de Velocidade. Os aplicativos de navegação GPS obtêm os limites de velocidade a partir dos dados contidos no mapa, que normalmente são atualizados a cada dois meses. Embora essa abordagem consiga abarcar a maioria das alterações na malha rodoviária ao longo do ano, nenhuma navegação, quer on-line ou offline, consegue acompanhar as restrições temporárias decorrentes de obras na pista ou limites de velocidade dinâmicos projetados em telas LED. Ao complementar os dados do mapa com limites de velocidade escaneados pelo telefone de usuário, o Sygic não se torna só o primeiro aplicativo de navegação por GPS a oferecer tal funcionalidade, mas também aquele com as informações mais precisas quanto aos limites de velocidade.
“O DNA da Sygic sempre incorporou a busca contínua por inovação para disponibilizar tecnologia de ponta ao usuário comum. Com o Reconhecimento de sinais, estamos trazendo tecnologia automotiva de última geração aos smartphones dos clientes”, disse Lukas Dermek, Chefe de Produto na Sygic.
A Sygic sempre se orgulhou de ser uma empresa voltada à tecnologia. Portanto, essa não é primeira experiência dela no campo da visão computacional. Em 2017, a empresa introduziu a Navegação Real View, um recurso de realidade aumentada que exibe orientação de faixas e instruções de navegação sobrepostas à imagem de vídeo da câmera em tempo real.
Para o lançamento deste recurso, o objetivo era que o aplicativo exibisse sempre um ícone de limite de velocidade correspondente à situação real na estrada à frente do motorista. No entanto, o potencial do Reconhecimento de sinais não para por aí. No futuro, a Sygic planeja desenvolver ainda mais a tecnologia de reconhecimento de imagem e conferir-lhe novos usos.
"O potencial é certamente maior. Para começar, já estamos treinando o algoritmo para reconhecer vários outros elementos - placas de identificação veicular, pedestres, semáforos e assim por diante. As ruas de hoje demandam cada vez mais concentração do motorista, e consideramos necessário que a tecnologia intervenha para ajudar a garantir a segurança dele. O reconhecimento de imagens e a inteligência artificial certamente podem ser úteis nesse aspecto, seja em navegação GPS, produtos de seguro, campanhas de segurança no trânsito, entre outras aplicações”, acrescentou Lukas Dermek.
A Sygic está lançando o recurso como parte a promoção de Black Friday e vai disponibilizá-lo aos usuários de Android e iOS com a assinatura Premium+. Quem já é cliente poderá encontrar o recurso no aplicativo dentro de alguns dias, quando a próxima atualização (20.9.0) for lançada.