O algoritmo Pontuação de Condução está integrado no SDK da Sygic e deteta distrações ao volante ou excesso de velocidade, recompensa os condutores por uma condução segura e pode contribuir para o objetivo definido pela Comissão Europeia para a redução dos acidentes na estrada em 50 por cento até 2030
A Sygic, empresa da confiança de milhões de condutores a nível global, juntou-se à O2 Slovakia para contribuir para a segurança nas estradas recorrendo à sua tecnologia exclusiva. A operadora móvel com mais de 2 milhões de clientes irá lançar uma nova versão de uma aplicação gratuita com navegação integrada que recompensa os condutores pelo seu comportamento seguro na estrada com dados gratuitos.
O SDK com telemetria Pontuação de Condução, desenvolvido pela Sygic, mede a velocidade atual e deteta se o condutor utiliza um telemóvel, sem ser necessário hardware adicional. Com base nestas duas variáveis, calcula a pontuação final. Quanto mais alta for, mais hipóteses terá de obter uma recompensa. Se os condutores completarem 10 trajetos num mês, com pelo menos 150 quilómetros, e pontuarem 81 pontos em 100, irão obter 1 gigabyte de dados móveis gratuitos.
"Com mais de2,3 milhões de carros de passageiros registados na Eslováquia, a ampla base de clientes da O2 e uma campanha junto dos mais populares influenciadores das redes sociais da Eslováquia, acreditamos que esta integração da nossa tecnologia irá contribuir largamente para a segurança na estrada a nível nacional", explica o VP da Sygic para Soluções Empresariais na Sygic Jozef Klinovsky.
"Ao facultar feedback em forma de jogo e em tempo real aos condutores, o Pontuação de Condução pode reduzir significativamente os comportamentos de risco na estrada, incluindo o excesso de velocidade e as distrações", acrescentou.
A Sygic também oferece o algoritmo Pontuação de Condução na forma de SDK separado, adaptado aos smartphones, e que pode detetar até três tipos adicionais de comportamento, incluindo aceleração, travagem e o comportamento em curvas. Adicionalmente, pode ser facilmente integrado em qualquer frota de veículos ou solução de gestão de força de trabalho, e até mesmo utilizado como componente tipo jogo e de recompensa em apps de consumo desenvolvidas por empresas de seguros, telemóveis ou automóveis.
"Somos uma operadora móvel e, naturalmente, queremos que os nossos clientes utilizem os nossos serviços tanto quanto possível. Contudo, não queremos colocar as suas vidas em risco desnecessariamente ao utilizarem os smartphones enquanto conduzem. O nosso objetivo é tornar mais segura a condução em estrada, realçando o facto de que a utilização de smartphones enquanto se conduz é perigoso e pode ter consequências fatais", afirmou o diretor-geral da O2 Slovakia, Peter Gazik.
De acordo com o estudo, editado pela Comissão Europeia, a distração ao volante é responsável por até 30 por cento de todos os acidentes na União Europeia. "Todos os utilizadores das estradas irão beneficiar de menos distrações nos outros condutores, resultando em menor risco de envolvimento em acidentes com condutores distraídos", revela o estudo.
A União Europeia registou 25 100 mortes na estrada no último ano. Adicionalmente, por cada pessoa morta em acidentes na estrada, cerca de outras cinco sofreram ferimentos graves com consequências prejudiciais para a sua vida diária. Os carros de passageiros estiveram envolvidos em 49 por cento dos acidentes.
"Estamos prontos para fornecer e desenvolver ainda mais a nossa tecnologia, ajudando a alcançar o objetivo definido pela Comissão Europeia no novo enquadramento normativo para a segurança nas estradas entre 2021-2030, destinado a reduzir o número de mortos na estrada na União Europeia em 50 por cento entre 2020 e 2030", afirmou Klinovsky.
A versão de demonstração do algoritmo Pontuação de Condução está disponível para testes a pedido na respetiva página da Internet da Sygic.